Domingo, 19 de Maio de 2013

 

 

Ao contrário do habitual, hoje não falarei do jogo. O meu Futebol Clube do Porto é Campeão Nacional, facto que por si só não é notícia mas que tendo em conta as vicissitudes desta liga é, sem dúvida alguma, se não o melhor um dos melhores dos 20 que já tive a sorte e o gosto de saborear desde o momento em que nasci. Tenho procurado fazer análises dos jogos recorrendo aos meus singelos conhecimentos futebolísticos, tentando seguir uma linha de isenção, mas hoje reservo o direito de gritar e dizer bem alto e a plenos pulmões SOMOS CAMPEÕES!:

 

- somos campeões no final, ao contrário de outros que já tinham clamado pelo título no jogo contra o Sporting, recorrendo a uma arbitragem totalmente escandalosa e que não dignifica o país que teve nos últimos dois anos um árbitro numa final do Campeonato da Europa de clubes e de selecções.

- somos campeões e festejamos hoje, ao contrário dos que festejaram uma vitória na ilha da Madeira como se as três jornadas restantes fossem favas contadas. Já diz o ditado que presunção e água benta cada qual toma a que quer.

- somos campeões porque conquistamos mais um ponto que a, supostamente, melhor equipa do Benfica das últimas décadas. Um campeonato nacional é uma prova de regularidade. Diz-se que Jorge Jesus colocou o Benfica a jogar um futebol de alto nível, mas nesse ponto de vista discordo dos catedráticos da bola. O Benfica é uma formação com muitos bons jogadores, que até dão uns toques, mas na maior parte do tempo parecem uns cães esfaimados na procura do golo, facto pelo qual tiro o chapéu ao treinador. No entanto, a única equipa que realmente praticou um futebol deslumbrante foi o Porto. Foi pena que esse período tivesse ocorrido apenas entre os meses de Dezembro e Janeiro, tendo durante o resto da temporada jogado alguns furos abaixo daquilo que sabem que são capazes. No entanto, na hora certa tivera a subtil calma de contornar aquilo que parecia impossível.

- somos campeões quando os jornais desportivos já davam como certo o desfecho final de cor vermelha. Mai uma vez têm que levar com o emblema do Dragão, o único que leva mais alto o nome de Portugal na Europa. Mais uma vez tem que repor o tinteiro azul das gráficas, e encomendar mais para a próxima temporada.

- somos campeões porque temos uma boa equipa. Um equipa que todos os anos sofre uma razia de jogadores que se vão embora, ou que o gostariam de fazer, mas onde se encontra sempre um substituto à altura, ou mesmo ainda melhor.

- somos campeões com um treinador mal amado. Sou um dos disse mal no final da época passada, mas tal como deixei escrito em alguns jogos desta temporada, este ano notou-se a sua mão e reconheço o seu total mérito como orientador da vitória final. Nos dois títulos alcançados foi capaz de pegar numa equipa órfã do treinador que conquistou Liga, Taça e Liga Europa, eliminou determinadas ervas daninhas que existiam no plantel, e ao longo desse período consentiu apenas uma derrota. Parabéns Vítor Pereira.

- somos tricampeões três anos depois do últimos campeonato ganho pelos vermelhos. Na altura apregoava-se a boa nova da mundança de ciclo. Parece que no final os ciclos mantiveram-se pois o mês de Maio continua florido de azul e branco.

- somos campeões porque temos um presidente que se chama Jorge Nuno Pinto da Costa. Neste ponto, acho que este nome diz tudo e não é preciso acrescentar nada.

...

Já me esquecia, este fim de semana fomos campeões em Hóquei em Patins e Andebol, em ambos os casos contra o Benfica, daí é caso para cantar:

Lampião fanfarrão aguenta o melão

Poooooooortooooooooooooooooooooooo.

 

 



rematado por António Simões às 23:57 | link do bitaite | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



terapia de reflexão para mentes livres e com paciência de ler, escrever e comentar sobre futebol.
mais sobre mim
Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


remates recentes

Pantera Negra

V. Setúbal 1 - F.C. Porto...

Supertaça 2013

arquivos

Setembro 2013

Agosto 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Rematado a

temporada 2012/2013(54)

momentos míticos(2)

porto(2)

destaque(1)

eusébio(1)

liga zon sagres(1)

número 1(1)

supertaça(1)

todas as tags

favoritos

recordando 2016 - Eternid...

eu votaria Não

links
blogs SAPO
subscrever feeds